Nesta quarta-feira, 09, durante sessão na Câmara de Iporá, Luis César Bueno (PT-GO), recebeu o Título de Cidadania da cidade de Iporá por indicação do Vereador Paulo Alves.

Luis Cesar Bueno nasceu em Goiânia em 11/08/1960, é casado e pai de dois filhos. Além de exercer a função pública de Diretor da Assembleia Legislativa, é professor aposentado do Município de Goiânia e Professor da Rede Estadual de Ensino, licenciado em História e Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e pós-graduado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Goiás.

Iniciou sua trajetória política ainda muito jovem dirigindo entidades dos movimentos estudantil, popular e sindical. Atuou como empresário no setor gráfico. Desenvolveu sua atuação profissional ocupando cargos e funções nas áreas de finanças públicas, planejamento e docência.

Exerceu quatro mandatos consecutivos de deputado estadual, 2003 a 2019. Na Assembleia Legislativa foi presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos e Conselheiro do Conselho Deliberativo de Distribuição dos Índices do ICMS para os Municípios (Coindice). Foi vice-presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais (UNALE). Presidiu a Comissão Nacional dos Legislativos Estaduais sobre a reforma da previdência e atualmente é diretor parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

É fundador do Partido dos Trabalhadores e foi presidente do Diretório Municipal de Goiânia por quatro gestões e vice-presidente do Diretório Regional. É membro do Diretório Nacional e preside o Fórum Nacional de Deputados Estaduais do PT. Integrou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, liderou a Bancada do PT, foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia; presidiu também a Comissão de Organização dos Municípios e dirigiu ao longo dos seus mandatos diversas Comissões Parlamentares de Inquérito.

Luis Cesar Bueno foi vereador de Goiânia por dois mandatos (1997/ 2003). Na Câmara Municipal foi presidente por três gestões consecutivas da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, Líder da Bancada e vice-presidente da Comissão de Educação. Também presidiu a Comissão de Elaboração da Planta de Valores Mobiliários e foi da equipe que elaborou o Código Tributário de Goiânia. Foi o parlamentar que elaborou e relatou o maior número de leis em sua legislatura.

Nos mandatos de deputado atuou incansavelmente na defesa dos municípios goianos. Esta trajetória conferiu-lhe os títulos de cidadania por meio de leis votadas por unanimidade pelo Poder Legislativo dos seguintes municípios: Campos Belos, Diorama, Guapó, Montividiu, Paranaiguara, Perolândia, Trombas e Turvelândia. Para Luis Cesar Bueno o exercício da política deve ser um instrumento de valorização da cidadania para a construção de uma sociedade com desenvolvimento econômico e justiça social.

Fonte: Assessoria do Vereador Paulo Alves

Data de publicação: 09/12/2020