A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Iporá tem investido em ferramentas de transparência pública. Através do site www.ipora.go.leg.br, a população tem acesso sem dificuldade a projetos de lei, leis aprovadas, trabalho de cada um dos vereadores, notícias, presença dos vereadores às sessões e processos licitatórios.

Desde o início do ano, as sessões são transmitidas ao vivo pelo site, redes sociais e pelo canal da câmara no Youtube. Os vídeos ficam gravados e podem ser vistos a qualquer momento. Antecipando a uma exigência dos órgãos de controle, as sessões de licitação também são transmitidas ao vivo, dando total transparência ao processo.

A Câmara de Iporá também disponibiliza para todos um moderno sistema de busca de todas as leis municipais. Recentemente, o plenário passou por completa reforma e adaptação, após muitos anos de construção. A atual mesa diretora, presidida pelo Vereador Samuel Queiroz, aprovou a instalação do sistema eletrônico de votação.

As matérias a serem votadas aparecem em um grande telão instalado no plenário e que também pode ser visto por quem acompanha pela transmissão ao vivo. Após apresentação do texto e sua discussão, cada vereador vota a favor ou contra por meio de um terminal eletrônico com biometria. A presença ou ausência e o voto de cada parlamentar é registrado no sistema e visto por todos. O processo agiliza os trâmites de votação, gera economia de papel e dá total transparência às votações.

Data de publicação: 29/11/2021